sábado, 10 de setembro de 2011

40 - vitamina c e sua importância na saúde e na síntese do colágeno

Suplemento de Vitamina C

O ácido ascórbico, nome da vitamina C, tem uma participação importante no sistema imunológico, já que fortalece os glóbulos brancos, responsáveis por combater agentes infecciosos, aumentando a resistência a infecções, gripes e resfriados; e favorecendo a absorção do ferro, ajuda a evitar anemia.

Mas o que pouca gente desconfia é que o nutriente é capaz até de beneficiar a saúde do coração e retardar o processo de envelhecimento, bem como o aparecimento de rugas e flacidez.

A  vitamina C é importantíssima para a formação do colágeno e da elastina, que são as maiores estruturas componentes dos vasos sanguíneos. "Por isso, o nutriente ajuda a manter a elasticidade dos vasos e, consequentemente, o bom fluxo sanguíneo, além de prevenir a formação de placas de gordura que levam ao colesterol”

“Já está comprovado que o nutriente participa da formação do colágeno, agindo na manutenção da saúde dos tendões, dos ligamentos e das articulações”. Abaixo um aprofundamento sobre a síntese do colágeno.

“Por isso, ajuda a prevenir lesões em atletas e pessoas que praticam atividades físicas intensas, como corredores", conta a nutricionista Robena Molinari. Ela completa: "A ingestão diária de vitamina C também pode reduzir e modular a produção de cortisol, um hormônio gerado em situações de estresse". Thinkstock/ Fonte: Run&Fun

Por ter ação antioxidante, a vitamina C combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento celular e agilizam o aparecimento das rugas e da flacidez. "Por isso é que, em alguns casos, a suplementação é indicada a partir dos 40 ou 50 anos, quando há uma queda acentuada na produção das fibras de colágeno, que dão sustentação à pele", explica a nutricionista Camila Borduqui

A deficiência de vitamina C pode levar até a perda dos dentes.  De acordo com a nutricionista Camila Borduqui, entre os sintomas que podem indicar um quadro de carência de vitamina C estão: depressão, ansiedade, confusão mental, alteração de humor, hemorragia, resfriado frequente, dor óssea, fratura, perda de dente, dor de cabeça e queda na imunidade

 Sua suplementação é indicada: 
 - aos atletas, praticantes de atividades físicas intensas,
-  aos doentes crônicos,
-  para que têm gripes e resfriados recorrentes,
- fumantes, o fumo diminui os níveis de vitamina C no organismo e também é um catalisador de processos biológicos que danificam as células.
para aqueles que  bebem demais, se alimentam mal ou vivem em lugares poluídos

É um antibacteriano por excelência, bem como antioxidante nos processos alimentares. Ajuda na manutenção da saúde em todos os níveis.
Modo de usar: 1/2 colher de café 1 vez ao dia - Como há uma sinergia entre as vitaminas e minerais, em que um favorece a absorção do outro, sugere-se a suplementação junto com a refeição
 - 1 colher de café rasa equivale a mais ou menos 1,5 grs.
Usado nessa dosagem 1 embalagem com 30 grs. dá para 40 dias.
       
Um adulto deve ingerir por dia entre 75 mg e 90 mg de vitamina C. V"Mulheres acima de 18 anos devem consumir diariamente 75 mg de ácido ascórbico (vitamina C), e homens, 90 mg", diz a nutricionista Vivian Zollar, da Qualy Food Assessoria e Consultoria em Nutrição, em São Paulo, e membro das Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-3)
http://noticias.uol.com.br/
saude.hsw.




Por que a vitamina C é importante? Colágeno e sua formação.
A vitamina C é importante para o ser humano (e também para os animais), pois é vital para a produção de colágeno. Ela também ajuda a proteger as vitaminas lipossolúveis A e E e os ácidos graxos da oxidação. A vitamina C previne e cura o escorbuto e pode ser benéfica no tratamento da anemia ferropriva.
A maioria das pessoas não tem ideia do que é o colágeno e por que ele é tão importante. O colágeno é a substância mais encontrada no organismo, pois é a fibra mais abundante no tecido conectivo. Esses tecidos dão forma a nosso corpo e sustentam nossos órgãos. Para ter uma ideia de como o colágeno é importante, eis uma lista dos cinco tipos de colágeno e em que parte do corpo eles são necessários:
·         tipo 1 - tecido conectivo da pele, ossos, dentes, tendões, ligamentos, fáscias, membranas dos órgãos;
·         tipo 2 - cartilagens;
·         tipo 3 - tecido conectivo dos órgãos (fígado, baço, rins, etc);
·         tipos 4, 5 - camada entre as células epiteliais e endoteliais, assim como entre as células esqueléticas ou de musculatura lisa (lâmina basal), glomérulos renais, cápsula do cristalino, células gliais e de Schwann do sistema nervoso.

Como você pode ver, o colágeno está por toda parte em nosso corpo e a vitamina C tem um papel importante em sua formação. Então, como essa vitamina está envolvida na síntese do colágeno?
Quando o colágeno é produzido, acontece uma complexa série de eventos, alguns dentro e outros fora da célula. A vitamina C é ativa dentro da célula, onde hidroxila (adiciona hidrogênio e oxigênio) dois aminoácidos: a prolina e a lisina. Isso ajuda a formar uma molécula precursora chamada procolágeno, que é mais tarde mudada para colágeno, fora da célula. Sem vitamina C, a formação do colágeno é interrompida, causando uma série de problemas em todo o corpo.

saude.hsw.- Prof. Eng. Químico Francisco Antunes - pesquisas em livros e na Net.