quinta-feira, 8 de setembro de 2011

4- Glossário



Amino-ácidos: moléculas orgânicas (contendo carbono) que funcionam como blocos construtores de proteínas.

Antioxidante: qualquer substância que previne ou reduz os danos causados por espécies reactivas de oxigénio (ROS) ou de nitrogénio(RNS). As ROS e RNS são substâncias químicas extremamente reactivas que atacam outras moléculas modificando a sua estrutura química.

Ataxia: falta de coordenação ou firmeza geralmente relacionada com um distúrbio no cerebelo, uma parte do cérebro que regula a coordenação e o equilíbrio.

Aterosclerose (ou Arteriosclerose): resulta da acumulação de placas de colesterol nas paredes das artérias. Esta acumulação de placas causa um estreitamento e perda da elasticidade das artérias.

Bile: fluido produzido no fígado e armazenado na vesicular biliar. A bile pode depois passar através do canal biliar comum para o intestino delgado, onde alguns dos seus constituintes ajudam a digestão de gorduras.

Calcificação: processo de deposição de sais de cálcio. É uma condição normal na formação óssea mas pode ser anormal noutros órgãos.

Hidratos de carbono: são considerados macronutrientes porque constituem uma importante fonte de energia da dieta. Quimicamente neutros, os hidratos de carbono são compostos de carbono, hidrogénio e oxigénio. Podem ser simples (açúcares) ou complexos (amidos e fibras).

Catecolaminas: substâncias com uma estrutura química específica (um anel benzénico com dois grupos hidroxilo adjacentes e uma cadeia lateral de etilamina) que funcionam como hormonas ou neurotransmissores.

Cirrose: condição caracterizada por danos hepáticos irreversíveis, conduzindo a uma função hepática anormal. Pode ter várias causas, entre as quais o consumo crónico de álcool e as hepatites virais B e C.

Citocromo P-450: uma classe de enzimas que desempenham um papel importante no metabolismo de fármacos e toxinas no fígado. São também importantes na síntese de hormonas esteróides no córtex adrenal.

Citoquinas: proteína produzida a nível celular que afecta o comportamento das outras células. As citoquinas actuam em receptores específicos nas células afectadas.

Colagénio: proteína fibrosa que é a base da estrutura da pele, tendões, ossos, cartilagem e todos os outros tecidos conjuntivos.

Colesterol: lípido usado na construção de membranas celulares e como precursor na síntese de hormonas esteróides. O colesterol da dieta é obtido a partir de fontes animais; mas o colesterol também pode ser sintetisado no fígado. O seu transporte no sangue é através de lipoproteínas (ex.: LDL e HDL). Na aterosclerose, o colesterol acumula-se em placas nas paredes de algumas artérias.

Demência: perda significativa das capacidades intelectuais, como a capacidade de memória, grave ao ponto de interferir com a vida social e profissional da pessoa afectada. A demência não é, por definição, resultante de depressão ou psicose. As suas causas são várias, sendo a principal a doença de Alzheimer.

Diminuição da tolerância à glucose: estado metabólico intermediário entre a regulação normal de glucose e os diabetes.

DNA (Ácido desoxirribonucleico): molécula longa constituída por grande número de nucleótidos. Estes são compostos por uma base contendo nitrogénio, uma desoxirribose e grupos fosfato. A sequência de bases no DNA permite a perpetuação da informação genética (hereditária).

Doença crónica: doença de duração mínima de três meses.

Doença de Parkinson: doença do sistema nervoso central causada pela degeneração dos gânglios basais e por baixa produção do neurotransmissor dopamina.

Doenças neurodegenerativas: doença progressiva do sistema nervoso central, como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, caracterizadas pela perda ou degeneração neuronal.

Efeitos tóxicos: resultado indesejável ou nocivo que decorre da acção de um agente físico ou químico sobre um sistema biológico. Esse efeito pode ser agudo ou crónico, imediato ou tardio, local ou geral, reversível ou irreversível. Quando dois ou mais agentes tóxicos actuam concomitantemente, o efeito pose ser aditivo ou potenciador.

Enzima: é um catalisador biológico: uma substância que aumenta a velocidade de uma reacção química sem alterar o processo geral. São de importância vital na regulação química de células e organismos.

Epilepsia: provoca convulsões como resultado do descontrolo da actividade eléctrica no cérebro. Pode também provocar distúrbios do pensamento, sinais físicos ou uma combinação de sintomas.

Espécie reactiva de oxigénio (ROS): espécies químicas altamente reactivas, contendo oxigénio, que reagem facilmente com outras moléculas resultando em alterações potencialmente danificantes.

Excreção: eliminação de detritos do sangue ou tecidos.

Exposição: estar em contacto com, ou submetido à influência de um agente patogénico, de uma substância ou à acção desta. Em toxicologia traduz a quantidade e condições físicas de interacção entre os organismos e tóxicos; o processo pelo qual uma substância tóxica é introduzida em/ou absorvida por um organismo (ou uma população) por qualquer via.

Gastrointestinal: referente a ou que afecta o estômago e intestino (delgado e grosso).

Gluconeogénese: produção de glucose a partir de precursores não hidratos de carbono.

Glutamato: um neurotransmissor excitatório que, em determinadas circunstâncias, se pode tornar tóxico para os neurónios. A excitotoxicidade do glutamato parece ter um papel importante na morte de células nervosas em doenças degenerativas.

Hipotálamo: área na base do cérebro que regula as funções corporais como a temperatura, a fome ou a sede.

Neurológico: que envolve nervos ou o sistema nervoso.

Neurotóxico: que exerce toxicidade no sistema nervoso.

Osteoporose: condição de fragilidade óssea aumentada e maior susceptibilidade à fractura devido a perda de densidade mineral óssea.

Remodelação óssea: processo contínuo de renovação óssea que inclui reabsorção e formação óssea. Ocorrendo desequilíbrio aumenta a fragilidade do osso podendo levar à osteoporose.

Síntese de novo: formação de uma molécula essencial a partir de moléculas precursoras simples.

Sistema nervoso central (SNC): o cérebro, espinal medula e nervos medulares.

Stress oxidativo: quando os efeitos oxidativos que afectam um organismo excedem a capacidade neutralizante dos seus sistemas anti-oxidantes.

Toxicidade: qualidade de uma substância que pode envenenar um ser vivo.

Tóxico: composto que provoca intoxicação no organismo.

Xenobiótico: substância estranha ao organismo.
http://www.ff.up.pt/